Review  
Full_Metal_Panic

Concluindo o anime em formato de jogo

Se você sempre se perguntou como Full Metal Panic! termina, essa talvez seja a sua resposta.


  • Nome: Full Metal Panic! Fight! Who Dares Wins
  • Plataforma: Playstation 4
  • Lançado: 31/05/2018
  • Finalizado: 15/10/2018
  • Duração: 17 Horas


intro

Full Metal Panic! é uma série de visual novels com 12 volumes que foi convertida em um anime de 24 episódios em 2002, que cobriu os 3 primeiros volumes. Em 2003 saiu a continuação Full Metal Panic? Fumoffu! (12 episódios), que se trata mais de um spin off que é bem focado na comédia. Já em 2005 saiu Full Metal Panic!: The Second Raid (13 episódios), que cobre a visual novel até o volume 5, e por último, o volume 6 saiu apenas como um áudio drama (12 episódios), mas não adiciona nada muito relevante na história.

Depois de uma espera de 13 anos, em 2018 saiu Full Metal Panic! Invisible Victory (12 episódios), que cobre do volume 7 ao 9 da história. Os últimos 3 volumes da história, saiu no formato do jogo Full Metal Panic! Fight! Who Dares Wins que volta a cobrir o volume 7, 8 e 9, mas também cobre o volume 10, 11 e 12.

Originalmente esse é um título desenvolvido pela B.B. Studio, que saiu para o Playstation 4 e apenas no Japão. Por temas de direitos autorais, nunca vamos ver esse título no ocidente, mas como o Japão descobriu a fanbase que tem por aqui, os produtores do jogo adicionaram legendas em inglês, permitindo que qualquer pessoa possa importar o jogo para jogar em seu Playstation 4 que é region free, ou seja, roda qualquer jogo de qualquer país sem nenhuma restrição.

Essa é uma tática que os desenvolvedores têm utilizado para burlar temas de direitos autorais, o que inviabilizaria a distribuição de jogos no ocidente como Gundam Breaker, Super Robot Wars, Gintama Rumble entre vários outros.

Full Metal Panic! Invisible Victory 2 (12 episódios?), estava planejado para sair no formato anime para encerrar a história, mas ninguém sabe o que aconteceu, porque até hoje não saiu e nem mesmo existe uma data de previsão. Quem sabe 2022?

Full_Metal_Panic

Voltar ↑


historia

De maneira resumida, Full Metal Panic! conta a história do Sousuke Sagara que recebe a importante missão de se disfarçar de aluno do segundo grau, para proteger a Kaname Chidori de ataques de terroristas. O plot twist da história é que apesar de ser um soldado de elite, Sagara tem apenas 17 anos, e como passou toda a sua vida sendo treinado como um soldado, sempre tenta solucionar as situações cotidianas da forma mais exagerada, bizarra e militar possível, gerando situações bem hilárias.

Sagara nunca foi bom com interações sociais, mas ao decorrer da série, acaba se aproximando de Chidori, gerando uma espécie de romance entre eles. A série também tem seus momentos de ação, já que algumas vezes Sagara tem que lutar contra terroristas e até mesmo pode pilotar um Mecha. É uma série que tem de tudo para todos os gostos.

Recomendo que veja a série animada ou leia a light novel se nunca teve a oportunidade de fazer isso antes.

Full_Metal_Panic

Voltar ↑


Parte Boa

Conclusão da série animada

Sejamos sinceros, a única razão pela qual você jogaria este título, é porque ele cobre toda a história do Full Metal Panic! Invisible Victory, e ainda continua até cobrir o último volume da light novel, finalizando a série.

Os diálogos são dublados pelos dubladores originais da série, contém as músicas da série e até mesmo existe fã service onde o jogo nos apresenta 4 finais alternativos, e com certeza você vai encontrar algum final que te agrade.

E isso seria tudo de bom que esse título tem.

Full_Metal_Panic

Voltar ↑


Parte Ruim

Baixo orçamento

Aparentemente toda a verba foi destinada aos dubladores e ao licenciamento, porque o jogo no geral é fraco em todos os outros quesitos. Tudo é separado em missões, onde temos que lutar contra vários inimigos, ou chegar em determinado ponto do mapa por exemplo, e entre uma missão e outra, mais da história nos é apresentado.

Toda a história é contada em forma de visual novel, onde os personagens são representados por fotos estáticas que não se movem. Toda a ação ou lutas são representadas por flashes e barulhos de golpes, onde praticamente temos que imaginar o que aconteceu. Os personagens nem mesmo movem os lábios para sincronizar as falas e não consegue passar a emoção correta em várias cenas.

O sistema de batalha é mal executado. Tudo é em 3D, e podemos mover um dos 4 personagens jogáveis pelo cenário, onde escolhemos com qual arma queremos atacar o inimigo no melhor estilo Super Robot Wars. Uma animação em 3d de batalha vai ser executada e depois de apresentar os danos, é o turno do próximo personagem jogável ou npc inimigo. E o jogo todo é basicamente isso.

Full_Metal_Panic

Voltar ↑

Desperdício de potencial

Os personagens sobem de level, podemos destravar skills, podemos customizar as armas dos robôs, podemos escolher qual parte do adversário (cabeça, pernas, braços, peitoral) queremos atacar, mas nada disso realmente importa, porque o jogo não apresenta desafios, e mesmo que fosse difícil, tudo que temos que fazer é atacar apenas com o Sagara que ele fica praticamente invencível, já que a experiência recebe quem elimina os adversários.

Na verdade qualquer personagem fica invencível se subimos muito o nível dele, sem falar que podemos repetir qualquer missão para subir de nível, não que seja necessário, mas você vai precisar de pelo menos outro personagem com level alto, já que existem missões que o Sagara não participa.

Durante a história, podemos fazer algumas escolhas que deveria mudar a história, mas na verdade nada é alterado e a história segue como tem que ser. Se jogamos uma segunda vez, algumas alternativas específicas ativam um final alternativo, mas isso significa que temos que jogar o jogo outra vez até chegar na alternativa específica. As alternativas estão na missão 3, 5, 6 e 15 e uma vez que terminamos isso, não tem mais nada para fazer no jogo, nenhum modo adicional. E na verdade os finais alternativos nem justifica uma segunda jogatina, é melhor assistir tudo no Youtube mesmo.

Só pra finalizar, o jogo me apresentou um bug que não me deixava avançar na primeira missão, mas tudo foi resolvido quando mudei o idioma do meu console para inglês e reinstalei o jogo. Fica a dica.

Full_Metal_Panic

Voltar ↑


Conclusão

RankC

Full Metal Panic! Fight! Who Dares Wins tinha tudo para ser um excelente jogo, com boas ideias que são apresentadas no trailer, mas infelizmente foram mal executadas, e imagino que seja culpa dos fãs que sempre compram qualquer porcaria relacionada a sua franquia favorita.

Se bem que eu não posso falar nada, porque eu também fui lá e comprei. Se querem saber como a história termina, recomendo ler a light novel, e se querem um bom jogo de mechas, recomendo buscar algo na franquia Super Robot Wars, que pelo menos as cenas são mais empolgantes.


Voltar ↑



 Sogoken
08/08/2020 
 Veja Também  
 Comentários